Jornadas “Memória e Fronteira” em Valença

 Valença promove as jornadas “Memória e Fronteira”, de evocação da figura das trapicheiras e raianas, em 28 e 29 de Janeiro, numa iniciativa da Câmara Municipal.

          No Auditório Municipal está programada a projecção do documentário “Mulheres da Raia” e uma breve apresentação sobre a temática a cargo da produtora / realizadora Diana Gonçalves.

Visita Guiada aos Espaços do Trapicho

          A jornada inclui uma visita guiada aos locais mais emblemáticos das filmagens de “Mulheres da Raia” e que foram o epicentro da vida das trapicheiras e raianas: a antiga Alfândega de Valença, a Casa do Trapicho, a Ponte Internacional metálica e a antiga  Aduana de Tui.

Projecção do Documentário “Mulheres da Raia”

          O documentário “Mulheres da Raia”, da realizadora valenciana / tudense, Diana Gonçalves recupera a memória da fronteira minhota e a sua transformação. Um trabalho que relata um episódio importante da história do século XX, protagonizado por uma geração de mulheres que, com a sua actividade, realizavam um intercâmbio diário com o país vizinho. Os fenómenos do contrabando e a emigração clandestina, durante os períodos ditatoriais franquista e salazarista, são tratados neste trabalho cinematográfico desde a perspectiva de género.

          A jornada de sexta-feira, 28 de Janeiro, com início às 10h, está dedicada ao público escolar e a do dia 29, com início às 16h00, ao público em geral.

Acerca de Vgomagazine

Revista Online.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: