Trilho Pedestre de Monte Carvalho – Valença – Portugal

O Município de Valença vai promover uma caminhada no Trilho Pedestre do Monte Carvalho no próximo sábado, 9 de Abril, ao encontro dos solares, torres medievais e vinhedos da região.

    O percurso começa junto à Igreja da Silva, às 9h30, tem uma extensão de 10,9 Kms, uma duração prevista de 4h e desenvolve-se pelas freguesias da Silva, São Julião e Fontoura. Trata-se de um percurso, sobretudo, histórico-cultural, de grau fácil que será acompanhado por guias especializados.

    Os primeiros pontos de interesse do percurso são uma Ara Funerária medieval, vários sarcófagos e os portais singulares da antiga Igreja da Silva.

    Na sequência do percurso merece especial referência os extensos vinhedos de alvarinho, as casa senhoriais da Quintela e a Casa da Torre da Silva, esta última com características medievais e com uma Torre em forma quadrangular defensiva. O percurso contínua até à Igreja de São Julião. Lentamente o percurso chega à Capela de São Gabriel, em Fontoura. Antes de chegar ao lugar de Gontomil, é possível observar o património hidrológico existente, nomeadamente os tradicionais moinhos de água e as azenhas. Aqui cruzamo-nos com o Caminho de Santiago. Antes de finalizarmos o percurso pode-se observar o cruzeiro paroquial, um magnífico trabalho elaborado em rocha granítica.

    Este percurso pedestre faz parte da Rede Municipal de Trilhos Pedestres e tem por objectivo de divulgar o património existente na região, bem como a observação natural, observação da fauna e da flora.

About Vgomagazine

Revista Online.

Deja una respuesta

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: