Valença Protagonista do Canal História de Portugal e Espanha

descarga (1)

Valença é a grande protagonista, do primeiro capitulo, da estreia da série documental “A Raia”, que começa a ser emitido pelo Canal História português,  domingo 10 de Março, às 23h35 (Pt) e no Canal História espanhol, às 16h05 (Es), com o título Unidos Pelo Minho.

O primeiro capitulo centra-se nas relações entre Valença e Tui e conta com a participação do Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, que abordou o tema da candidatura da Fortaleza de Valença a Património da Humanidade.

Os produtores decidiram iniciar a serie em Valença pela forte e secular relação desta cidade com Tui e pela imponência do património que tem a Fortaleza como expoente. O rio Minho apresenta-se, também, como foco deste capitulo com uma competição de remo entre os dois viajantes Pedro e Miguel.

Esta ambiciosa série documental, de produção própria, “A Raia”, revelará as diferenças e semelhanças entre Portugal e Espanha. A raia é o nome pelo qual é conhecida popularmente a fronteira entre Espanha e Portugal e o que dá nome ao documentário.

A série contará a história de dois viajantes, o português Pedro Pernas e o espanhol Miguel Ángel Tobías que percorreram juntos toda a fronteira, ao longo de um mês. Duas personagens que não se conheciam partilharam mais de 3000 Km de estrada e aprenderam a conviver, tal como as povoações da Raia sempre o fizeram. As histórias das terras, as tradições e as  lendas que provam que entre espanhóis e portugueses, há muito mais que os une do que os separa.

O documentário desta surpreendente viagem contará com 6 capítulos e pretende dar  a conhecer as histórias e tradições de ambos os países.

O documentário será repetido, no Canal História português, na segunda 11 de março, às 13h35 (Pt), às 17h45 (Pt) e às 22h00 (Pt) e na terça 12 de março às 08h50 (Pt)e no Canal História espanhol às 23h45 (Es) e na segunda às 13h30h (Es) e 21h00 (Es) e terça, às 12h40 (Es).

Para Jorge Salgueiro Mendes, “Este documentário dará um contributo importante a uma maior visibilidade de Valença na Península Ibérica ao ser emitido no Canal História de Portugal e Espanha”.

Valença marcou Pedro Pernas, protagonista da serie: “As povoações mais próximas, que encontramos, tanto em quilómetros, como em sentimento, da raia entre Portugal e Espanha,  foram Valença e Tui”.

Acerca de Vgomagazine

Revista Online.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: