Valença recebe o IIIº Sanfins Medieval – Portugal

descarga (9)  O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe o IIIº Sanfins Medieval, sábado 27 de Julho, uma iniciativa que pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular.

Uma jornada medieval, com ceia, visitas guiadas, serenatas, ateliers de pintura e recitais de poesia trovadoresca. Um programa que remete o visitante para a época medieval e um exemplar da arquitetura religiosa românica, classificado como monumento nacional.

O programa de sábado, 27 de Julho, começa às 15h00, com um atelier e exposição de pintura seguido de latidos galaico-minhotos. Para as 18h30 está programada uma visita guiada à envolvente do mosteiro, acompanhada com momentos musicais.

Ponto alto do evento é a ceia medieval, com o celebre Cordeiro à Sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo e outras iguarias da época, acompanhado dos bons vinhos da região. O cordeiro à Sanfins é criado em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor inigualável. Uma ceia animada com uma serenata, a cargo do grupo Enclave de Fado, de uma palestra sobre as memórias de Sanfins e uma sessão de poesia trovadoresca a cargo do poeta José Manuel Estrela.

Sanfins Medieval encerrará com o ritual da Queimada Galega, onde não faltará o Conxuro da Queimada.

Sanfins Medieval é um evento que marca e projeta o Mosteiro de Sanfins. Este é um dos monumentos mais emblemáticos de Valença que a Câmara Municipal tem tentado dinamizar, com a limpeza da área da cerca da quinta, reflorestação com espécies autóctones, organização de visitas guiadas e de um conjunto de eventos, sobretudo para os mais jovens, ao longo do ano.

A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.

A participação na ceia implica uma pré-inscrição para os nºs  965405545 ou (0034) 682546227.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença “O Sanfins Medieval projeta um dos mosteiros mais emblemáticos da região e é uma das muitas iniciativas que a autarquia tem vindo a promover e a apoiar para dinamizar este espaço”.  

 

Acerca de Vgomagazine

Revista Online.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: