Economia peruana prevê maior crescimento para o último trimestre

banner1No terceiro trimestre, a economia peruana cresceu menos que o esperado, em virtude de um declínio do investimento privado e uma queda nas exportações, disse o analista da Scotiabank Pablo Nano.
O impacto da crise global fez com que, entre julho e setembro, a atividade produtiva expandisse entre 4,7 % e 5,2%, enquanto o governo e os analistas esperavam uma melhoria de 5% a 6 %, segundo dados do próprio Ministério economia.
Este cenário adverso trouxe desanimo ao setor privado, atingindo seu nível mais baixo e, fez com que o Índice de Confiança do Banco Central de Reserva (BCR) caísse 19 pontos até agora, em 2013.
indiceeconomiaem%20altaSinais de melhora

De acordo com indicadores anteriores do Ministério da Economia, no quarto trimestre espera-se uma maior taxa de crescimento, devido à recuperação da confiança dos empresários na economia global e melhores perspectivas para a atividade local.
O relatório do Banco Central de Reserva, BCR, revelou que nos últimos três meses, a demanda por produtos subiu a 58 pontos, atingindo seu nível mais alto. Vale destacar, ainda, que este indicador é o maior em quatro meses.
O documento ressalta que a projeção de crescimento para o setor é de 58 pontos, a expectativa mais alta em cinco meses.
A pesquisa revelou também que houve um aumento dos planos de investimento e contratação do setor privado.
Mesmo diante do cenário de dificuldades orçamentárias enfrentadas pelos Estados Unidos, o Scotiabank espera que a economia local atinja uma expansão de 5,7% este ano. Outros analistas, menos emplogados, estimam um avanço de 5,5%.

Mais investimentos

Em um pronunciamente realizado na segunda-feira, 2 de outubro de 2013, o ministro da Economia, Luis Castilla , explicou que os anúncios de investimentos para o período 2013-2015 aumentou de 41.981 milhões dólares, em junho, para 45, 595 milhões.

Nano, da Scotiabank, considera que esses fatores devem contribuir para acelerar ligeiramente a produção nacional para até o final deste ano, mesmo perído em que será cruzial o inicio da produção nos projetos mineiros como, por exemplo, Toromocho, avaliou.
Espera-se que com o ingresso da produtora mineira, situada na regiao de Junín, possa incrementar o volume das exportações, as quais já comecaram a se recuperar desde agosto.
Após oito meses de queda, o setor cresceu 1, 19%, segundo revelou o Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI). No entanto, acumulam uma queda de 10,9% nos primeiros oito meses do ano, fente ao mesmo período de 2012
DADOS

Evolução em agosto
O consumo interno de cimento aumentou 6,01% em agosto, já os créditos hipotecários chegará a 24, 19%, informou o Instituto Nacional de Estatística e Informática ( INEI).
Menos Otimistas
A Câmara de Comércio de Lima acredita que o PBI nacional atingirá a máxima de 5.3%, em 2013.
Outras estimativas
Para o reconhecido economista espanhol, Ricardo Lago, os sinais da recuperação mundial são sólidos, porém aposta numa média de crescimento da economia peruana de 5%.

Acerca de Vgomagazine

Revista Online.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: