Valença Celebra Dia Nacional dos Castelos

A Fortaleza de Valença, candidata a Património da Humanidade, vai celebrar o Dia Nacional dos Castelos, com uma iniciativa inédita de radio-amadorismo na Fortaleza, sábado, 5 de outubro, durante 12 h, entre as 8h e as 20h.

         A Fortaleza de Valença será uma das 14 protagonistas desta atividade que abrange as mais representativas fortificações do continente e  ilhas. Uma estação de radio-amadorismo tornará possível levar testemunhos, imagens sonoras e o sentir da Fortaleza a todos os cantos do mundo, projetando, ainda, mais este emblemático monumento.

         Cada fortificação vai receber, em 5 de outubro, a “Ativação” , com a instalação de uma estação de radiocomunicações em HF, para comunicações de amador com outras estações espalhadas pelo globo.

         As  operações em Valença serão coordenadas por um dos mais conceituados radio-amadores portugueses o valenciano Carlos Gomes.

         A Fortaleza de Valença é um testemunho da memória coletiva de Valença, uma referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica da região e da Península Ibérica, candidata a Património Mundial da Humanidade junto da UNESCO.

         A Fortaleza é um monumento com “um valor universal excecional”, com uma beleza única do espaço, uma grandiosidade e dimensão histórica e arquitetónica das suas muralhas e do edificado, com testemunhos históricos de lutas, cumplicidades, trocas de bens, de cultura e de conhecimentos de vários povos, ao longo de milhares de anos.

         Desde 1984, que o Dia Nacional dos Castelos, se comemora em Outubro, com o objetivo de promover em todo o País, ações que visem a reflexão sobre o património fortificado.

         A atividade vai ser organizada pelo N.R.A. – Núcleo de Radioamadores da Armada, uma Associação de radio-amadoress constituída por militares e ex-militares da marinha, sediada na Base Naval do Alfeite, em parceria com a Câmara Municipal de Valença e a  A.P.A.C.- Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.

Acerca de Vgomagazine

Revista Online.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: