Livro da Eurocidade Valença Tui Lança Desafios à Cooperação Transfronteiriça

descarga  A Eurocidade Valença Tui “Duas Cidades, três línguas e dois povos, unidos por um rio, uma emoção e uma vontade” é o título do novo livro apresentado, hoje, em Valença.

O ato foi presidido pelo vice-presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda Valenzuela e contou com a presença do Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, do Alcalde do Concello de Tui, Moisés Rodrigues e de várias entidades da euro região Norte de Portugal Galicia.

Esta é a primeira publicação da Eurocidade que retrata a realidade, os números, a história e o trabalho conjunto de Valença e Tui e que pretende abrir novas janelas de oportunidade ao aprofundamento das relações entre as duas margens do rio Minho.

O enquadramento geográfico, com os principais indicadores e as referências a uma história conjunta, que começou a ser trilhada há milénios, abre esta publicação de 89 paginas. Segue a abordagem aos Caminhos de Santiago, à cultura popular, com tantas marcas que se cruzam, à natureza exuberante marcada pelo rio Minho, à Catedral de Tui e à Fortaleza de Valença candidata a Património de Interesse Cultural para a Humanidade, junto da UNESCO. O livro apresenta, também, os equipamentos e as instituições que diariamente proporcionam serviços de utilização conjunta aos habitantes da Eurocidade. Um amplo mosaico de fotografias apresenta os pontos e os eventos  mais marcantes, emblemáticos e fantásticos da eurocidade.

A edição é da Xunta de Galicia e é apresentada em português e galego, com traduções, no final, em inglês e castelhano.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença “a Eurocidade Valença Tui é um encontro de vontades de 35 mil habitantes, num novo conceito de cooperação, de segunda geração, no âmbito europeu. Duas cidades, que vivem frente a frente, “unidas” fisicamente pelo Rio Minho e pela fronteira, estão a institucionalizar uma cooperação que já é efetiva e real na vida diária das duas comunidades”.

About Vgomagazine

Revista Online.

Deja una respuesta

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: